Prefeito Gustavo Brasileiro anunciou a assinatura de termo de compromisso de doação de terreno para a construção da nova sede da Subseção
Aconteceu na noite dessa quarta-feira, 26 de fevereiro, a cerimônia de posse da Diretoria e do Conselho da 65ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patrocínio-MG para o triênio 2025-2027. O evento aconteceu no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do UNICERP – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
Foram empossados Marcelo Furtado Ferreira como presidente, Letícia Lara Vieira Caixeta como vice-presidente, Alzebio Aparecido Martins como tesoureiro, Rayane Gomes como secretária-geral e Ana Luiza Ribeiro Costa como secretária-adjunta. Também assumiram os conselheiros Aureslindo Ferreira Netto, Daniel Victor Costa, Flávia Queiroz, Herbert Gomes e Nayara Dornelas, além dos presidentes e secretários das comissões da OAB.
O evento contou com grande participação, com o auditório lotado do início ao fim. Estiveram presentes diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Patrocínio e de municípios da região, além de presidentes e membros de Subseções vizinhas, representantes de entidades de classe, do terceiro setor, advogados e convidados.
Dentre as autoridades presentes, estavam Gustavo Chalfun, presidente da OAB-MG; Gustavo Tambelini Brasileiro, prefeito de Patrocínio; Sanders Barão Alves, secretário-geral da OAB-MG; Cássia Marize Hatem, secretária-adjunta da seccional mineira; Ângela Botelho, presidente da CAA-MG; e Roberta Pegorari de Almeida, diretora institucional da Caixa de Assistência ao Advogado de Minas Gerais.
Em seu discurso, o presidente da OAB Patrocínio, Marcelo Furtado Ferreira, ressaltou a importância da advocacia e os compromissos da nova gestão. “Vamos trabalhar para atender a todos – jovens e experientes, mulheres e homens – lado a lado, para fortalecer, valorizar e tornar a advocacia cada vez mais reconhecida. Nós, membros desta gestão recém-empossada, formamos um time espetacular e construiremos pontes entre pessoas, gerações e instituições”, afirmou.
A vice-presidente Letícia Vieira Caixeta enfatizou a relevância da participação feminina na advocacia. “Enquanto mulheres e advogadas, precisamos conciliar múltiplos papéis, superar obstáculos estruturais e, muitas vezes, comprovar nossa competência em ambientes tradicionalmente ocupados por homens. Fazemos isso com a certeza de que nossa presença é transformadora! Nossa gestão será pautada pela eficiência e por ações concretas. Queremos uma OAB mais próxima da advocacia, com iniciativas que realmente impactem o dia a dia da classe”, ressaltou.
Nova sede da OAB
Durante a cerimônia, o Prefeito de Patrocínio anunciou a assinatura do termo de compromisso de intenção de doação de um terreno para a construção da sede da Subseção, firmado com a OAB-MG e a CAA-MG. “Hoje, assumimos o compromisso de doar o terreno que elevará o patamar da advocacia em Patrocínio-MG. O espaço ficará ao lado do Fórum e contará com um auditório para uso da Prefeitura, dos servidores e da comunidade jurídica. Será um marco importante para valorizarmos todos os advogados e advogadas do nosso município”, detalhou Gustavo Brasileiro.
O presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, reforçou o compromisso da instituição com a interiorização das subseções e garantiu apoio à construção da nova sede. “Tenha a certeza de que firmamos um compromisso público com a advocacia local de Patrocínio. Assim que possível, assinaremos a autorização para o início das obras desta Subseção, que é tão importante para todos nós. Acredito que, para termos uma advocacia forte, imparcial, pujante e firme, é fundamental materializar essa dignidade por meio da entrega efetiva da sede às advogadas e aos advogados. Viva a OAB de Patrocínio!”, concluiu.
Homenagens
Ao longo da solenidade, a advogada Helena Luiza dos Reis, primeira defensora pública de Patrocínio, e Vicente de Paula Arantes, ex-presidente da 65ª Subseção da OAB por dois mandatos (1991/1992 e 2001/2003), foram homenageados.
Parcerias
A evento teve o importante apoio da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (Funcecp), Unicerp, RS Som, Edivania Decorações, Jamaica Steakhouse, Júlio Franco, Digitalk, Studio Kellen Urech, Visuarte, Expocacer e Cafeteria Dulcerrado, Gps Eventos Musicalis, Manoel Adega, Laboratório Bio Vida, Grow Design & Marketing, D’Ellas Boteco, Icbeu Idiomas e Cultura, Colégio Gabarito, Health Studio Fitness, LR Marketing, Luciana Santos Estética Avançada, Papelaria Paper Fácil, Portão Homem, Prime Gym, Skin Estética Avançada, Solar Tech Energia Sustentável e Suporte Play Informática.
Fotos: Letícia Ribeiro (@lr_agenciang) e Luiz Costa Júnior