Apesar de uma ligeira melhora observada em relação a janeiro deste ano, o índice segue acima de 75% — patamar observado nas épocas de picos de safras de café, açúcar e algodão, no segundo semestre de 2023 — em um mês (fevereiro) no qual o volume de açúcar não foi elevado, mas que ainda teve um montante significativo de algodão exportado.
De acordo com o documento, em fevereiro de 2024, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 66% possuíram entre três e quatro dias e 21% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto.
“É válido ressaltar, também, que, no mês passado, 23 navios não tiveram sequer uma abertura de gate, fazendo com que os exportadores ficassem sem alternativas e acabassem tendo que arcar com o custo não previsto de pré-stacking, onerando ainda mais seus procedimentos”, critica.
“Seguiremos trabalhando para aprimorar o Boletim DTZ, realizando o cruzamento das informações dos armadores operados por cada navio, bem como os serviços dos mesmos, com o objetivo de trazer informações ainda mais consistentes a esse respeito”, comenta o fundador e CEO da startup, Lucas Moreno.
Diante desse cenário de adiamentos regulares nos embarques de café, que elevam os custos operacionais dos exportadores, o Cecafé reforça o convite a seus associados para integrarem essa iniciativa, a qual busca gerar provas para evitar cobranças adicionais e indevidas, efetuando seu cadastro através do link https://app.pipefy.com/public/form/-SYfpMNK.