Com apoio do Sebrae, elaboração dos projetos aprovados pela Fapemig envolveu o ecossistema de inovação Patos Valley
Projetos de três empresas de Patos de Minas foram aprovados pelo Programa Compete Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e vão receber cerca de R$ 2,7 milhões para investimentos em estudos, tecnologia e desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A elaboração dos projetos envolveu o ecossistema de inovação da cidade, o Patos Valley, e contou com apoio do Sebrae Minas, Unipam/Fepam e Prefeitura.
O Compete Minas, programa que incentiva a competitividade das empresas e o desenvolvimento econômico em Minas Gerais, aprovou 65 projetos no estado, totalizando um montante de mais R$ 33 milhões a serem investidos em empresas, startups e cooperativas. O resultado foi divulgado no último dia 21 de outubro.
Entre as empresas aprovadas de Patos de Minas estão a Reager, com o projeto de desenvolvimento de Cluster Descentralizado para Produção de Fertilizante 100% Renovável; a Nooa, com a proposta de desenvolvimento de um biofungicida a base de actinobactéria para controle biológico da ferrugem na cultura do cafeeiro; e a Sollares, com um projeto voltado para inovação e eficiência em aquecimento solar.
“Patos de Minas conseguiu captar o maior valor somado entre os municípios do estado. Esse tipo de iniciativa é fundamental para o fomento à inovação e o desenvolvimento de projetos inovadores no município. Os recursos vão beneficiar tanto as empresas, quanto a economia da região”, avalia a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
Para o diretor comercial da Reager, José Benevides Romano, o recurso captado abre novas possibilidades de investimentos para a empresa, com um custo bem menor do que as linhas tradicionais do mercado financeiro. Segundo ele, a Reager, que atua no comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo, vai investir em uma planta agroindustrial bastante inovadora. “Com esse valor, faremos investimento em uma unidade industrial móvel para a produção de fertilizante orgânico 100% renovável, com alta concentração de fósforo e baixa pegada de carbono, para atender a região do Triângulo Mineiro”, explica.
Elaboração dos projetos
Para ajudar as empresas, as startups e as cooperativas interessadas em participar do edital, o Sebrae Minas firmou uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) para auxiliar na elaboração das propostas. Ao todo, 15 empresas receberam capacitações para a escrita dos projetos, participando de workshops e mentorias.
De acordo com o gestor de Inovação do Unipam, Fernando Dias da Silva, a inovação é um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social. “Projetos como esse, que partem da interação entre diferentes atores para fornecerem os recursos necessários para promover inovação, são muito importantes para o território. Com a inovação é possível gerar novas oportunidades de negócios, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a sustentabilidade”, finaliza.