Ícone do siteÍcone do site Patrocínio Vip

Minas Gerais registra mais de 400 empresas de panificação abertas por mês em 2024

Programa Prepara Padaria oferece suporte empresarial com consultorias, cursos, oficinas e orientações técnicas para as empresas de panificação de Minas Gerais

O tradicional pão francês e o amado pão de queijo já fazem parte há anos da rotina dos mineiros no café da manhã diário. O hábito saudável ajuda também a fortalecer a cadeia de pequenos negócios no segmento de padarias e confeitarias e demais empresas do segmento, se tornando uma atividade rentável e geradora de mão de obra. Em Minas Gerais, existem 28,1 mil pequenos negócios, dos quais 63% são microempreendedores individuais e 31% se tornaram microempresas. De acordo com dados da Receita Federal, o estado contabilizou em 2024 uma média de mais de 400 padarias abertas a cada mês.
O número é 11,46% maior que o mesmo período de 2023, quando a atividade viveu fase de expansão. As padarias e confeitarias mineiras com faturamento anual até R$ 4,8 milhões também geraram mais de 37 mil postos de trabalho nos 11 primeiros meses no ano passado, conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (novo Caged), do Governo Federal.
Para fortalecer e ampliar a competitividade desses empreendimentos, o Sebrae Minas conta com o Prepara Padaria, programa inovador para otimizar a gestão e impulsionar o crescimento dos pequenos negócios de panificação. A iniciativa é uma extensão do Prepara Gastronomia, desenvolvido para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar e que oferece consultorias customizadas, cursos, oficinas e muitas informações técnicas para ajudar sua empresa.
Prepara Padaria oferece suporte empresarial com consultorias, cursos, oficinas e orientações técnicas para as empresas de panificação de Minas Gerais. O objetivo é fortalecer as padarias, buscando identificar aspectos a serem melhorados com vistas ao sucesso do empreendimento e aumento da lucratividade das micro e pequenas empresas do setor de panificação.

“Ao longo desses anos trabalhando com a gastronomia, percebemos que esse setor demanda atenção especial devido às particularidades e as necessidades dos empresários. Logo, o Prepara Padaria foi construído baseado nos fatores críticos de sucesso. É preciso que o negócio entenda do controle operacional da produção, considere as particularidades ligadas à formação do mix de produtos e tenha um planejamento de produção”, ressalta a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.

Crescimento

A adesão ao programa já rende bons resultados para o empresário Joel Dutra, proprietário da Padaria Dutrabom há 18 anos, na cidade de Monte Santo de Minas, localizada no Sudoeste do estado. O empreendedor se sente satisfeito com o crescimento do negócio desde que começou a participar das diversas ações do Sebrae Minas.
“O programa vem impactando muito positivamente na minha empresa, que vem crescendo e se desenvolvendo, contribuindo para a geração de empregos. Posso dizer que não só apenas um padeiro e confeiteiro empreendendo do zero. Sou hoje o gestor do meu negócio. Isso só foi possível graças aos treinamentos e consultorias com a parceria do Prepara”, afirma Joel Dutra.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Sair da versão mobile