QUAL A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE PARA OS PACIENTES COM CÂNCER?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE PARA OS PACIENTES COM CÂNCER?
bannerPATROCINIOVIP_800x200px (2)
PamonhariaSM
Onnet
BannerSilas
RA_PERFUMARIA

A campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorada em 14 de junho, considerado o Junho Vermelho destaca a importância da doação de sangue e de plasma, para salvar vidas com frequência aos pacientes que tratam da doença do câncer.
A iniciativa, criada pela Organização Mundial da Saúde em 2005, é um movimento “para tomar medidas para alcançar o acesso universal a transfusões seguras”.
Muitos Hemocentros ficam com poucas bolsas disponíveis nos períodos de férias e temperaturas mais baixas. A manutenção dos estoques nos bancos de sangue é necessária para tratar doenças graves – entre elas, alguns tipos de câncer – e também nos procedimentos de urgência, como cirurgias.

BannerElias
PamonhariaSM
BannerSilas (1)
Onnet (1)
RA_PERFUMARIA (1)
bannerPATROCINIOVIP_800x200px-2

“DOAÇÃO DE SANGUE PODE AJUDAR A SALVAR A VIDA DE PACIENTES EM TRATAMENTO COM CÂNCER”

No domingo, 21/4, aconteceu a inauguração do Instituto de Prevenção Júlio do Prado em Patrocínio.
Sonho, Emoção, Lágrimas, Sorrisos, Alegria. Mas o que chamou-me a atenção nos vários discursos das autoridades entre 10hs às 12:45 horas foi que “ninguém” mencionou outro sonho conquistado em Patrocínio: a instalação do PACE Hemominas no terceiro andar do Pronto Socorro Municipal Terezinha Moreira Marra, que semanalmente coleta uma média de 40 bolsas de sangue, todas às quartas-feiras.
Sonho de mais de 30 anos. Sonho de alguns abnegados patrocinenses, os médicos Ocacyr de Siqueira e Dr. José Figueiredo realizado. Assim, como a construção do Hospital do Câncer de Patrocínio.

É de louvar o desprendimento, a garra e a sensibilidade do prefeito municipal de Patrocínio, Deiró Moreira Marra e o seu Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão de ouvir simples cidadãos patrocinenses (Santhyago, Alex Guimarães, Pastor Charles e Vinicios) sobre a importância, a necessidade e o ganho para salvar vidas. Não vou me estender, pois sei o que foi esta história e sei quem não queria que esta viabilidade neste Governo Municipal se frustrasse. “Quem acredita sempre alcança”, diz a música de Renato Russo.
Talvez, naquele domingo, era o momento da Assessoria do prefeito municipal orientá-lo a citar este investimento de milhões de reais na construção do PACE Hemominas em Patrocínio.
Do dia 17/01 à 17/04/2024 (três meses de funcionamento) foram coletadas 376 bolsas de sangue em Patrocínio. Nesta quarta-feira, 24/4, compareceram 44 pessoas e foram coletadas mais 41 bolsas de sangue. Já ultrapassamos a marca de 417 bolsas de sangue coletadas.
Alguns pacientes com câncer necessitam de sangue para as cirurgias ou em outras etapas do tratamento, como nos ciclos de quimioterapia, que bloqueiam o crescimento da maioria das células, entre elas, as do sangue. Já nos tumores hematológicos, a principal causa são os esquemas que deprimem muito a medula óssea. “Geralmente, em tratamentos para tratar leucemias agudas ou em transplante de medula óssea, precisamos fazer transfusão de sangue ou de plaquetas”, avisa o hematologista Phillip Scheinberg, médico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

O médico oncologista Claudio Queiroz Silva, patrocinense, filho do casal Francisco Queiroz e Adelina atua na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço no Centro Oncológico de Cacoal em Rondônia. Com experiência na área, é reconhecido pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes para seus pacientes no Centro Oncológico de Cacoal em Rondônia, no Hospital dos Acidentados e na Maternidade São Lucas.
Carinhosamente chamado por Claudinho atendeu à reportagem do Jornal de Patrocínio para um bate papo sobre o Hospital do Câncer de Patrocínio, o Instituto de Prevenção Julia do Prado e a importância do PACE Hemominas de Patrocínio, recém inaugurado.
“O Banco de Sangue é importante por vários motivos. Primeiro: o serviço oncológico, a demanda por transfusão de sangue, ela é devida não somente às cirurgias complexas e desafiadoras, que exigem não somente reserva mas transfusão pra quando haja sangramento e choque hipovolêmico além das transfusões para os pacientes que estão fazendo pancitopenia nos casos de leucemia, linfoma e nos tumores sólidos que estão em vigência de quimioterapia e estão fazendo anemia aguda. Esta é a importância. Todo o serviço oncológico necessariamente precisa de ter um bom serviço, um bom banco de sangue e ele tem que estar sempre com todos os fatores de coagulação, plasma fresco, concentrado de hemacias, concentrado de plaquetas para atender a demanda, seja dos doentes que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia e principalmente para os pacientes que estão fazendo cirurgias oncológicas”, disse.

Ele salientou que o sangue salva vidas e o Hospital do Câncer de Patrocínio precisa andar lado a lado com o banco de sangue. “Preparar para que tenha isto, ter um banco de sangue consolidado, uma campanha permanente para não faltar estoque de sangue excelente. Ter as vias para reabilitação dos doentes, as próteses chamadas aloplásticas (Os tratamentos dos tumores ósseos podem envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação delas.) conseguindo esta parte toda ajuda muito. A parte de Odonto tem que ser muito boa, tem que laserterapia para mucosite, intraoral pode ampliar tudo isso ai, precisa de ter o que chamamos dos agregados em volta do Hospital do Câncer de Patrocínio para contemplar o doente numa forma melhor possível, tendo médico ou médica de dor, médico ou médica de cuidados paliativos. Tudo isso aí tem uma importância tão grande quanto o tratamento.

Alex Guimarães Machado

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Deixe um comentário