MAIS DE 150 BOLSAS DE SANGUE FORAM COLETADAS NO PACE HEMOMINAS EM PATROCÍNIO

MAIS DE 150 BOLSAS DE SANGUE FORAM COLETADAS NO PACE HEMOMINAS EM PATROCÍNIO
PamonhariaSM
BannerSilas
bannerPATROCINIOVIP_800x200px (2)
Site_Patrocionio_Vip_620x150px
patrocinio182anos
Onnet
QueimaAlho
RA_PERFUMARIA

O Posto Avançado de Coleta Externa – Pace Hemominas José Novaes, às quartas-feiras, atende cerca de 35 a 40 doadores de sangue em Patrocínio. O serviço é de extrema importância no município de Patrocínio já que, antes, para doar sangue era necessário ir para as cidades vizinhas de Uberlândia e Patos de Minas. Ao todo mais de 150 bolsas de sangue já foram coletadas, desde as primeiras que ocorreram no dia 17 de janeiro de 2024, somando-se cinco coletas de sangue desde sua inauguração de coleta oficial.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo que salva vidas. A transfusão é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Segundo a enfermeira Gabriela, nesta quarta-feira (06/3), tivemos o comparecimento de 48 candidatos. Foram coletadas 34 bolsas de sangue. “Teve bastante inaptidão, e tive que reforçar com o pessoal algumas coisas”, alertou. Ela solicita dar ênfase aos procedimentos corretos e cuidadosos para o êxito na doação de sangue.

BannerElias
Onnet (1)
patrocinio182anos
BannerSilas (1)
bannerPATROCINIOVIP_800x200px-2
Site_Patrocionio_Vip_620x150px
RA_PERFUMARIA (1)
PamonhariaSM

COMO DOAR SANGUE E OS CRITÉRIOS GERAIS

As pessoas que têm interesse em doar sangue podem realizar seu cadastro no Pace Hemominas, sendo necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto. Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.
Idade: ter entre 16 e 69 anos; Peso: acima de 50 Kg; Alimentação e Hidratação: não estar em jejum; Repouso: ter dormido, pelo menos, 4h; Estado geral: assintomático a pelo menos 12h; Bebidas alcóolicas: ingestão de até 40 gramas – aguardar 12h / maior que 40 gramas aguardar 24h; Intervalo entre doações: Mulheres 90 dias – máximo 3 vezes em 12 meses / Homens 60 dias – máximo 4 vezes em 12 meses.

SITUAÇÕES COMUNS QUE IMPEDEM A DOAÇÃO

Sinais vitais fora dos parâmetros; Sintomas gripais, mesmo que leves: aguardar 15 dias para doação; Diarreia, vômitos e dores abdominais: aguardar 15 dias para doação; Diagnóstico de COVID-19: a partir de 10 dias da melhora total dos sintomas; Contato com pessoas confirmados ou suspeitas de COVID-19: 15 dias após contato.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

Hipertensão arterial, Diabetes Melitus e Obesidade com IMC≥ 40: apresentar relatório do médico assistente a cada 12 meses, abrangendo risco cardiovascular e lesão de órgão alvo; Hepatite após 11 anos de idade (não pode doar); Doença de Chagas (não pode doar); Cirurgias e procedimentos médicos/estéticos; Gravidez – não pode doar; Parto, aborto (3 meses parto normal e 6 meses cesariana); Amamentação; (não pode doar); Endoscopia e colonoscopia: após 6 meses; Tatuagem, Maquiagem definitiva, após um ano (12 meses) e piercing após 6 meses; Procedimentos estéticos como botox (3 dias); Preenchimento – após a cicatrização, mas a medicação utilizada no procedimento deve ser avaliada pelo triagista; Vacinas de Covid-19, são 8 dias com excessão da Coronavac que pode doar após 48 horas; Vacina de Gripe após 48 horas; Viagens e residência em áreas endêmicas para Malária, (Região Norte do País) após 12 meses; Cirurgia Bariátrica (não pode doar ).

SITUAÇÕES DE RISCO ACRESCIDO PARA AQUISIÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO SANGUE

Número de parceiros nos últimos 6 meses: no máximo 1 parceiro sexual fixo nos últimos 6 meses, com início do relacionamento sexual há pelo menos 3 meses; Pessoas que tenham tido relação sexual com parceiros eventuais ou desconhecidos; Antecedente de transfusão de sangue e/ou hemoderivados ou seus respectivos parceiros sexuais; Parceiros sexuais de hemodialisados e portadores de Hepatites B e C, HIV; Pessoas que tiveram acidente com material biológico.

DÚVIDAS FALE CONOSCO NO PACE PATROCÍNIO: (34) 3099-3098 COM GABRIELA OU NO SITE www.hemominas.mg.gov.br
HORÁRIO PARA DOAÇÃO DE SANGUE NO PACE PATROCÍNIO TODAS ÀS QUARTAS-FEIRAS DAS 7 HORAS ÀS 11 HORAS.

Alex Guimarães Machado

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Deixe um comentário