Uma campanha da Fraternidade sobre a Educação

Uma campanha da Fraternidade sobre a Educação
RA_PERFUMARIA
Clique aquiClique aquiClique aqui
PamonhariaSM
bannerPATROCINIOVIP_800x200px (2)
Onnet
BannerSilas

A Campanha da Fraternidade de 2022 tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o Lema: “ Fala com sabedoria, ensina com amor.”

PamonhariaSM
Onnet (1)
Clique aquiClique aquiClique aqui
bannerPATROCINIOVIP_800x200px-2
RA_PERFUMARIA (1)
BannerSilas (1)
BannerElias

Falar de educação é falar da sede de aprender e de ensinar. Jesus por excelência foi um grande educador, sendo assim a campanha desse ano é a possibilidade de conhecermos melhor o processo educacional e nos inspirar por novas práticas em prol de uma educação melhor e uma vida melhor para todos e todas.

Quando falamos de educação não podemos deixar de lado o viés das políticas públicas, infelizmente no Brasil muitos projetos não tem continuidade, pois quando muda de governo, acabam mudando também algumas diretrizes, aquilo que é bom deve ser ampliado e melhorado e não destruído.

A Igreja no Brasil possibilita essa campanha como trajeto quaresmal, precisamos converter e repensar algumas ações e atitudes, por isso, a educação é um dos maiores instrumentos de aprendizado e crescimento do ser humano.

A educação não pode ser só pensada como etapas de ensino ( básica, médio e superior) o ato de aprender e educar vai além dos muros das escolas e das universidades, educar para além dos registros, afinal Deus está interessado no bem estar completo do ser humano. Por isso, a educação é indispensável, e com isso temos que formar pessoas abertas, integradas e interligadas.
O Papa Francisco tem falado muito sobre o Pacto Educativo Global, na carta de convocação ele apresenta alguns elementos constitutivos de uma educação humanizada.

Na história da humanidade a educação era uma forma de castigo, punição. Com o tempo percebemos que educar é um ato de amor, ou seja, uma pessoa precisa de educação para entender e compreender o mundo e assim agir nele com ações de cidadania e emancipação da própria vida.

Quantas histórias de vida que nos inspiram por meio da educação, não podemos esquecer o poder transformador da educação, que muda e agrega novos patamares de vida e progresso, seja ele pessoal ou coletivo.

Portanto, o objetivo geral dessa campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Em plena pandemia a educação teve que se reinventar, com aulas remotas e mais uma vez escancarou as desigualdades sociais, muitos alunos ficaram prejudicados, e por isso essa retomada das aulas presenciais carrega um misto de alívio, porém com uma série de problemas de aprendizado que terão reflexos por décadas.
Faz-se necessário não depender só do econômico e do técnico, mas pensar no integral, pois para Deus todo ser humano importa, mesmo aqueles esquecidos pelo poder público e pelas elites.

Educação é um direito de todos, por isso essa campanha merece ser muito discutida e debatida, com a união da sociedade civil, governo, entidades e população podemos repensar como está à educação? Faça sua análise!

Temos muito que avançar, e Jesus nosso mestre educa pelo diálogo, nessa linha podemos rever nossas posturas e agir em favor de uma educação mais justa, dinâmica e que promova a vida e o bem estar de todo cidadão e cidadã.

Natanael Oliveira Diniz – Professor e atualmente Vereador do Município de Patrocínio

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Deixe um comentário