Atlético x Cruzeiro: mandantes não perdem há 13 jogos, e Galo tenta manter tabu
A última vez que um clube visitante ganhou o clássico foi em 4 de março de 2018: naquela partida, o Cruzeiro marcou 1 a 0
O Atlético defende diante do Cruzeiro, em partida no domingo (6), no Mineirão, uma sequência de 13 partidas sem derrota do mandante no maior clássico mineiro. A última vez que o visitante saiu vencedor no confronto foi em 4 de março de 2018, quando a Raposa fez 1 a 0 com gol do centroavante Raniel em jogo disputado no Independência pela fase classificatória do Módulo I do Estadual.
Depois disso, os dois rivais se enfrentaram pelo Campeonato Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil e quem jogou “em casa” nunca perdeu. Foram nove vitórias dos mandantes e quatro empates.
O Atlético, mandante no próximo domingo, viveu esta mesma situação em seis oportunidades e saiu de campo vencedor em cinco oportunidades. Foi apenas um empate.
O Cruzeiro teve o mando de campo sete vezes, somando quatro vitórias e três empates.
Títulos e queda
Nesta sequência de invencibilidade do mandante, os cruzeirenses ganharam dois títulos mineiros em cima do rival, em 2018 e 2019. Nesta última temporada levaram a melhor também nas quartas de final da Copa do Brasil. Com isso, venceram os três confrontos de mata-mata entre os dois clubes.
Por outro lado, nos dois últimos confrontos, em 2020 e 2021, a Raposa encarou o rival ao mesmo tempo que vivia a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o mandante sempre venceu. O Galo fez 2 a 1 em 7 de março de 2020, com um golaço de Otero nos instantes finais do clássico.
No ano passado, com o Mineirão vazio, no único clássico entre os dois clubes sem público, isso por causa da pandemia pelo coronavírus, a Raposa fez 1 a 0 com gol de Airton.
No próximo domingo, o clássico vale muito mais pela rivalidade, pois ambos estão praticamente assegurados nas semifinais do Campeonato Mineiro, o que passará a ser uma certeza para o vencedor. Se for o Atlético, a escrita estará mantida. Vencendo, o Cruzeiro derruba um tabu que começou com vitória dele como visitante.
Fonte: Itatiaia