Com capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, Projeto da EuroChem, em Serra do Salitre, atinge 75% de avanço no cronograma da obra   

Com capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, Projeto da EuroChem, em Serra do Salitre, atinge 75% de avanço no cronograma da obra   
RA_PERFUMARIA
Site_1200x300px)
PamonhariaSM
bannerPATROCINIOVIP_800x200px (2)
Onnet
Site Patrocinio Vip - 620x150px
BannerSilas

O Complexo Mineroindustrial de Serra de Salitre, em Minas Gerais, atingiu 75% de avanço na implantação das plantas químicas do Projeto. Quando concluído, no primeiro trimestre de 2024, Salitre produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano – o equivalente a 15% do consumo brasileiro deste insumo. 

Onnet (1)
Site_1200x300px)
BannerSilas (1)
bannerPATROCINIOVIP_800x200px-2
BannerElias
PamonhariaSM
Site Patrocinio Vip - 620x150px
RA_PERFUMARIA (1)

A obra foi retomada em julho de 2022 e o marco de 75% foi alcançado antes do estimado, relata o Vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach.  

“Alguns desafios são inerentes ao próprio projeto, que ficou dois anos parado em razão da pandemia. Alocamos aqui os melhores recursos para concluí-lo dentro do menor tempo possível. Estamos avançando com segurança, um valor inegociável para nós. Salitre é estratégico para a EuroChem pois nos torna um player na produção de fertilizantes na América do Sul. E relevante para o país, porque contribuirá com a redução da dependência de fertilizantes fosfatados importados, fortalecendo a competitividade do nosso agronegócio e em linha com o Plano Nacional de Fertilizantes”, afirma Horbach.

A segunda fase consiste na implantação de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, no alteamento de uma das estruturas geotécnicas e no comissionamento da instalação. “Notamos um avanço expressivo na montagem eletromecânica das torres de resfriamento, das plantas de fusão e estocagem de enxofre, das unidades de acidulação e das misturadoras. Os equipamentos desses setores estão em pré-comissionamento. As principais atividades de movimentação de cargas foram finalizadas e 95% dos maquinários necessários para o funcionamento da planta já foram entregues”, assinala Horbach.

Em paralelo à conclusão do Complexo, a EuroChem está contribuindo com o desenvolvimento da mão de obra local, em parceria com o SENAI e com as prefeituras municipais de Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Patrocínio. Atualmente, 180 pessoas estão matriculadas no curso de Qualificação Profissional em Operadora ou Operador de Processos Químicos, que deve ser concluído no mês de agosto. “Temos o compromisso de compartilhar valor com as comunidades que nos recebem, promovendo o desenvolvimento sustentável de toda a região através de investimentos sociais voluntários alinhados ao negócio”, conclui.  

A EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do Grupo fora da Europa – a empresa possui outras quatro minas, além de nove plantas químicas com capacidade de produção de 20 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, auxiliando na produção de alimentos para a população mundial.   

Sobre a EuroChem  

A EuroChem é um dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos produtores dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fosfato e potássio. O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 28 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS).  Seus produtos estão em mais de cem países.  

Na América do Sul, além de Salitre, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes.   

Com portfólio completo, linha Premium, Solúveis e Convencionais, atende diversos cultivos. A empresa busca auxiliar produtores a colher os melhores resultados e ter alta produtividade com o menor impacto possível ao ambiente, levando alimento a milhares de pessoas.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Deixe um comentário